Feito um dois de paus

Feito um dois de paus

18 de agosto de 2020 4 Por Frater Hermanubis

Provavelmente você já ouviu essa expressão: “Vai ficar aí parado feito um dois de paus?“. Quando alguém é chamado de “dois de paus”, é porque ele se encontra inerte ou incapaz de inciativa e sem serventia. O termo se origina no carteado e surgiu porque o dois de paus é considerado uma carta pobre, que raramente é jogada. E por isso fica parada na mão dos jogadores.

Bom, mas resolvi escrever sobre isso porque hoje pela manhã, ao pegar meu celular, me deparo com o arcano menor dois de paus. Explicando: Possuo um aplicativo chamado Galaxy Tarot que me apresenta diariamente um arcano com as devidas explicações sobre seu significado. Foi a forma que encontrei para intensificar o estudo do Tarô.

Ao me deparar com a carta e meditar um pouco sobre ela, pensei na expressão tema deste texto e me ocorreu: Será que haveria alguma relação entre essa expressão e o arcano menor do tarô? Com essa pergunta na mente fui pesquisar os aspectos desta carta.

Vai ficar aí parado

feito um dois de paus?

O Arcano Menor

Dois de paus na visão de Rider WaiteO dois de paus descreve um momento de pausa, que antecede outro de muita ação. Trata-se de um movimento necessário para que possamos refletir sobre qual direção estamos tomando e para que possamos ter uma consciência mais ampla da vida e de suas possibilidades. Estamos falando de tomada de decisão. Uma ação iniciada agora se consolida e ele se depara com uma encruzilhada.

É uma carta que fala de oportunidades e superação. A dúvida que ela traz é geralmente porque o que veio antes deu certo e agora precisamos ponderar para continuar avançando.

Em contrapartida, quando esta carta está mal-posicionada ou em um conjunto com cartas “negativas”, ele pode indicar: isolamento, solidão, oportunidades mal-avaliadas ou perdidas.

Conclusão

Sim, é possível estabelecer uma relação simbólica entre o dois de paus do baralho profano e o dois de paus do Tarô. Sempre que alguém nos intimar dizendo que estamos “feito um dois de paus”, na maioria das vezes indicará que estamos estacionados como o dois do baralho profano, muitas vezes passando por ansiedade e insegurança.

E nessa hora devemos lembrar do arcano do tarô que nos diz que devemos sair desta inércia para a ação que é essencial para superar os obstáculos que estamos enfrentando e principalmente abrir o caminho para novas oportunidades.

Fonte: O Baralho Cigano, ClicRBS, caminhosdotaro.com.br, tarotfacil.net (não coloquei os links porque eles não são https)

A Biblioteca Hermética faz parte do programa de associados da Amazon. Comprando seu livro pelos links abaixo você apoia este projeto e não para nada a mais por isso.