Feito um dois de paus
18 de agosto de 2020 6 Por Frater HermanubisProvavelmente você já ouviu essa expressão: “Vai ficar aí parado feito um dois de paus?“. Quando alguém é chamado de “dois de paus”, é porque ele se encontra inerte ou incapaz de inciativa e sem serventia. O termo se origina no carteado e surgiu porque o dois de paus é considerado uma carta pobre, que raramente é jogada. E por isso fica parada na mão dos jogadores.
Bom, mas resolvi escrever sobre isso porque hoje pela manhã, ao pegar meu celular, me deparo com o arcano menor dois de paus. Explicando: Possuo um aplicativo chamado Galaxy Tarot que me apresenta diariamente um arcano com as devidas explicações sobre seu significado. Foi a forma que encontrei para intensificar o estudo do Tarô.
Ao me deparar com a carta e meditar um pouco sobre ela, pensei na expressão tema deste texto e me ocorreu: Será que haveria alguma relação entre essa expressão e o arcano menor do tarô? Com essa pergunta na mente fui pesquisar os aspectos desta carta.
Vai ficar aí parado
feito um dois de paus?
O Arcano Menor
O dois de paus descreve um momento de pausa, que antecede outro de muita ação. Trata-se de um movimento necessário para que possamos refletir sobre qual direção estamos tomando e para que possamos ter uma consciência mais ampla da vida e de suas possibilidades. Estamos falando de tomada de decisão. Uma ação iniciada agora se consolida e ele se depara com uma encruzilhada.
É uma carta que fala de oportunidades e superação. A dúvida que ela traz é geralmente porque o que veio antes deu certo e agora precisamos ponderar para continuar avançando.
Em contrapartida, quando esta carta está mal-posicionada ou em um conjunto com cartas “negativas”, ele pode indicar: isolamento, solidão, oportunidades mal-avaliadas ou perdidas.
Conclusão
Sim, é possível estabelecer uma relação simbólica entre o dois de paus do baralho profano e o dois de paus do Tarô. Sempre que alguém nos intimar dizendo que estamos “feito um dois de paus”, na maioria das vezes indicará que estamos estacionados como o dois do baralho profano, muitas vezes passando por ansiedade e insegurança.
E nessa hora devemos lembrar do arcano do tarô que nos diz que devemos sair desta inércia para a ação que é essencial para superar os obstáculos que estamos enfrentando e principalmente abrir o caminho para novas oportunidades.
Fonte: O Baralho Cigano, ClicRBS, caminhosdotaro.com.br, tarotfacil.net (não coloquei os links porque eles não são https)
A Biblioteca Hermética faz parte do programa de associados da Amazon. Comprando seu livro pelos links abaixo você apoia este projeto e não para nada a mais por isso.
Compartilhe este artigo:
Relacionado
Sobre o Autor
Um eterno neófito na senda do auto-conhecimento.
Querido Frater, excelente texto! Achei muito apropriada a reflexão. Gratidão por compartilhar. Pp?
Muito obrigado pelo apoio Soror!
Você é Rosacruz?
Sim
Muito interessante. Essa expressão me veio à cabeça hoje, aleatoriamente. Resolvi pesquisar no google e a sua página foi uma das primeiras que apareceu. Por coincidência ou não, estou passando por um momento de decisão na vida, uma “encruzilhada”, como dito no texto, em que preciso escolher um caminho. Seu texto me trouxe um conforto com relação a essa decisão que vou tomar. Obrigado por compartilhar!
Ótimas informações! Irei me aprofundar mais sobre tarô também, despertou minha curiosidade.