The Ritman Library: Amsterdam (2017)

5 de julho de 2022 0 Por Frater Hermanubis

Bibliotheca Philosophica Hermetica ou The Ritman Library é uma biblioteca privada holandesa fundada por Joost Ritman. A Bibliotheca Philosophica Hermetica reúne manuscritos e obras impressas no campo do hermetismo, mais especificamente da tradição ‘cristã-hermética’. Ele está localizado no centro de Amsterdã.

A Biblioteca

A Bibliotheca Philosophica Hermetica foi fundada em 1957 por Joost Ritman, aberta ao público em 1984, e não está vinculada a nenhuma organização ou biblioteca pública. A Bibliotheca coopera com bibliotecas e organizações internacionais, como a Biblioteca Rudomino para Literatura Estrangeira em Moscou, a Herzog August Bibliothek em Wolfenbüttel, a Biblioteca Medicea Laurenziana em Florença e a Biblioteca Marciana em Veneza.

Até hoje, a biblioteca possui mais de 23.000 volumes sobre hermetismo, rosacrucianismo, alquimia, misticismo, gnose, esoterismo e religião comparada, e tem grande valor científico e artístico. Outras áreas da coleção são o Sufismo, a Cabala, a Antroposofia, a Maçonaria, a Judaica e o Graal. Existem cerca de 4.500 manuscritos e livros impressos antes de 1800 EC, e cerca de 17.000 livros (fontes primárias e secundárias) impressos após 1800 DC. Entre os tesouros da Bibliotheca Philosophica Hermetica estão o Corpus Hermeticum publicado em 1471, a primeira edição ilustrada de La Divina Commedia de Dante de 1481 e o De Officiis de Cícero impresso em 1465.

História

O fundador da biblioteca, Joost R. Ritman (1941), era um empresário de Amsterdã com um profundo interesse pela espiritualidade. Começou a colecionar livros raros ainda jovem, depois que sua mãe o presenteou com um exemplar de uma edição do século XVII de “A Aurora”, obra de Jacob Böhme, um dos autores que são uma fonte duradoura de inspiração para ele. . Quando concebeu o projeto de transformar sua coleção particular de livros em biblioteca, sua visão era reunir sob o mesmo teto manuscritos e impressos no campo da tradição hermética e mostrar a inter-relação entre as várias áreas de coleção e sua relevância para os dias atuais. Após um ano difícil à sombra da crise financeira e cortes, The Ritman Library reabriu suas portas em 16 de dezembro de 2011.

Digitalização da coleção

Em junho de 2016, foi anunciado que o autor Dan Brown, que pesquisava na biblioteca alguns de seus livros, estava doando € 300.000. Esse dinheiro seria usado para digitalizar a coleção principal da biblioteca de 4.600 livros impressos antigos e 300 manuscritos mais antigos. Estes deveriam estar disponíveis online na primavera de 2017.

Fonte: Wikipedia

O Documentário

Lançado em 2017, o documentário The Ritman Library: Amsterdan (2017), tem 1h30 de duração e conta um pouco da história da Bibliotheca Philosophica Hermetica pela voz de seu fundador e outras pessoas envolvidas no projeto.

Para assistir o documentário, clique no link abaixo:

The Ritman Library: Amsterdan (2017)