The Game is Done! I’ve won, I’ve won – Gustave Doré(1876)

27 de junho de 2022 0 Por Frater Hermanubis

A Obra

Nesta belíssima gravura intitulada “The Game is Done! I´ve won, I´ve won”(1876) de Gustave Doré, vemos uma mulher em um navio jogando dados com a morte. A embarcação está despedaçada e também vemos que as águas estão calmas. Essa imagem remete claramente às intempéries vividas por muitos marinheiros que conseguiram escapar da morte em alto mar.

Crenças passadas

Desde os tempos antigos até o século 20, muitos navios colocavam uma estátua, geralmente esculpida em madeira, na haste dos navios. Muitas vezes, esta estátua mostrava uma figura feminina, talvez uma divindade ou outro personagem religioso, enquanto que em outras embarcações esta escultura era de uma mulher de verdade, como alguém da monarquia. As razões para esta figura feminina são variadas, mas estão principalmente ligadas às superstições dos marinheiros.

Algumas das primeiras crenças sobre estátuas em navios eram compartilhadas com outros tipos de figuras esculpidas. Por exemplo, um grande número de diferentes estátuas foram usadas simbolicamente, ao longo da história, como os olhos do navio, uma vez que alguns marinheiros acreditavam que se o navio literalmente tivesse olhos, ele encontraria o caminho sobre as águas. A ideia de colocar uma escultura de uma coisa viva na frente do navio também estava relacionada à crença de que o navio era espiritualmente uma coisa viva, e a estátua na proa era uma representação do espírito do navio.

Fonte: Ehow