Zanoni – Romance Ocultista

Zanoni – Romance Ocultista

2 de janeiro de 2022 0 Por Frater Hermanubis

Zanoni é o título do mais famoso romance ocultista do escritor inglês Edward Bulwer-Lytton (1803-1873).

A narrativa se passa em Nápoles e tem por protagonistas o Conde Zanoni, a cantora de ópera Viola Pisani, o aprendiz de pintor Clarêncio Glyndon e Mejnour. O livro tem como pano de fundo os princípios da Ordem Rosa-cruz, tratando metaforicamente da alma e da busca pelo ideal.

Zanoni, um homem com elevado grau de consciência por ser imortal, cai e perde seus poderes por se apaixonar pela cantora de ópera Viola Pisani. O livro foi traduzido pela primeira vez para o português por volta de 1930 (Editora Pensamento), por Francisco Valdomiro Lorenz, ilustre estudioso de Esperanto e poliglota que nasceu na República Tcheca em 1872 e radicou-se no Brasil, na pequena cidade de São Feliciano, RS, agora chamada Dom Feliciano . Em 1997, o livro já havia sido impresso em 8 edições, podendo ser encontrado ainda hoje nas livrarias, especialmente aquelas dedicadas a literatura espírita ou esotérica. Curiosamente, é um dos raros exemplos em que o tradutor, não se conformando com o final trágico da estória, resolve dar-lhe continuidade, escrevendo “O Filho de Zanoni”, também publicado pela mesma editora, procurando preservar o estilo do original, com grande sucesso e que também pode ser encontrado nas livrarias, mesmo depois de 55 anos da morte do autor/tradutor.

Em “Zanoni” encontra-se a mais pura essência dos ensinos rosacruzes, embora velada pelo simbolismo de suas personages. Mas a importância deste romance reside na circunstância de ter sido ele escrito por quem realmente conheceu de perto os mistérios da iniciação, tão preciosamente guardados pela Fraternidade Rosacruz.

Uma das edições mais lidas e bem aceitas da obra em Língua Portuguesa é a da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis – AMORC, sob o título de “Zanoni ou A Sabedoria dos Rosacruzes“. Segundo a Ordem Rosacruz, AMORC, “Esta é a obra mais clássica de toda a literatura Rosacruz e ocultista. Lançada no final do séc XIX, este romance traduz perfeitamente os conflitos e escolhas do neófito na sua busca espiritual, bem como a angústia do Mestre ante o sacrifício que sua missão requer. Não apenas uma obra literária, mas um “portal” para as verdades superiores, para todos aqueles que souberem descobrir as gemas preciosas que o autor colocou neste extraordinário trabalho.”

Fonte: Wikipedia

Ficha

Título: Zanoni – Romance Ocultista
Autor: Edward Bulwer-Lytton
Publicação: 1842
Edição: 1973
Editora: Pensamento
Páginas: 453
Tradução: Francisco Valdomiro Lorenz
Assunto: Romance, Ocultismo, Rosacruz

Baixe

Adquira seu livro