Manifesto Apellattio Fraternitatis
15 de julho de 2021O Manifesto Apellattio Fraternitatis Rosae Crucis, cartaz publicado nas ruas de Paris em 1623, com o objetivo de fazer a ordem Rosacruz ser mais conhecida. Alguns anos antes, os rosacruzes já se haviam dado a conhecer publicando três Manifestos: Fama Fraternitatis, Confessio Fraternitatis e O Casamento Alquímico de Christian Rosenkreutz, que apareceram respectivamente em 1614, 1615 e 1616.
Nós, Deputados do Colégio Principal da Rosa+Cruz, estamos fazendo uma visita visível e invisível a esta cidade pela graça do Altíssimo, para O qual se volta o coração dos Justos.
Nós mostramos e ensinamos a falar sem livros nem sinais, a falar todas as espécies de línguas dos países em que desejamos estar para tirar os homens, nossos semelhantes, do erro de morte.
Se alguém quiser nos ver somente por curiosidade, jamais se comunicará conosco, mas se a vontade o levar realmente a se inscrever no registro de nossa Confraternidade, nós, que avaliamos pensamentos, faremos com que ele veja a verdade de nossas promessas; tanto é assim que não estabelecemos o local de nossa morada nessa cidade, visto que os pensamentos unidos à real vontade do leitor serão capazes de nos fazer conhecê-lo, e ele a nós.