Aqui está a Alquimia

Aqui está a Alquimia

13 de abril de 2021 0 Por Frater Hermanubis

Ninguém transmuta nenhuma matéria a não ser que ele tenha se transmutado a si próprio transmutou.


Uma vez que o processo alquímico consiste principalmente em mudar de nível as energias da vida, é óbvio que a técnica química sozinha é insuficiente. Atuar sobre a vida é da área da Arte, a Arte Real, que requer qualidade interna que o aluno alquimista deve adquirir aos poucos se quiser passar os passos do Trilho Hermético. Assim Paracelso diz:

Ninguém transmuta nenhuma matéria sele próprio transmutou


O nível de consciência no mineral é fraco, mas suas energias são gigantescas, sua evolução é lenta, então esse reinado só diz respeito ao fim do trilho hermético.


O vegetal tem um nível de consciência mais alto, energias menores, então esse é o reinado sonhado para aquele que deseja começar a aprender a Arte Real.


O reinado animal contém as energias mais sutis, então é ele que evolui mais rápido. Para os alquimistas, o reinado animal se divide em duas vertentes: o reinado animal e o homem. Com efeito, nos três reinos, a natureza age de acordo com regras rigorosas e não é possível derrogação.

Só o homem na natureza tem dentro de si uma energia que é um dos fogos secretos dos alquimistas.
Esta energia dá ao homem a consciência, o sentimento do je, é essa energia que deve ser desenvolvida no trabalho do Oratório, mas também com a ajuda das operações alquímicas do laboratório.


Jean Dubuis, aqui está a Alquimia, 3 o Milênio.