Hellfire Club (Clube do Inferno)

Hellfire Club (Clube do Inferno)

27 de novembro de 2021 0 Por Frater Hermanubis

O Clube do Inferno (em inglês: Hellfire Club – “Clube do Fogo do Inferno”) eram vários clubes privados frequentados pela elite na Grã-Bretanha e da Irlanda no século XVIII. Foi em sua época mais ilustre presidido por Sir Francis Dashwood. Presume-se que suas reuniões constituíam-se de pródigas bebedeiras e orgias sexuais e, segundo crenças populares com menos fundamento, cultos satânicos e rituais de magia negra. Os encontros do Clube do Inferno eram realizados na Abadia de Medmenham, à margem do rio Tâmisa.

O Clube do Inferno foi uma espécie de revival de um clube que existira previamente. O primeiro de todos foi fundado em Londres em 1719, por Philip duque de Wharton e vários amigos da alta sociedade, e sua primeira reunião realizou-se na sede desse clube, na Lombard Street. Na inauguração, a associação contava com apenas doze membros mas cresceu rapidamente. A identidade de apenas sete dos doze membros originais foi confirmada: Francis Dashwood, Robert Vansittart, William Hogarth, Thomas Potter, Francis Duffield, Edward Thompson e Paul Whitehead. Acredita-se que outras figuras ilustres participaram do clube e, embora não sendo um membro oficial, Benjamin Franklin.

Sede do Hellfire Club em West Wycombe

Apesar do nome Clube do Inferno ter tido maior difusão, os membros costumavam chamá-lo por outros nomes, a maioria sátiras de nomes de confrarias religiosas, como Ordem dos Cavaleiros de West Wycombe, Irmandade de Saint Wycombe e os Monges de Medmenham. Os membros chamavam Sir Dashwood de Abade e uns aos outros de Irmãos; as companhias femininas eram chamadas de freiras. Estes clubes tinham a fama de serem lugares de encontros de “pessoas de decentes” que desejavam participar em atos imorais, e os membros eram frequentemente muito envolvidos na política. Nem as atividades, nem a adesão do clube são fáceis de determinar.

O Lema

O lema do clube era Fais ce que tu voudras (“Faça o que quiseres”)

As Cavernas

As Hellfire Caves (também conhecidas como West Wycombe Caves) são uma rede de cavernas de giz e sílex feitas pelo homem que se estendem por 260 m no subsolo. Eles estão situados acima da vila de West Wycombe, na extremidade sul das colinas de Chiltern, perto de High Wycombe, em Buckinghamshire, sudeste da Inglaterra.

Eles foram escavados entre 1748 e 1752 para Francis Dashwood, 11º Baron le Despencer (2º Baronete), fundador da Dilettanti Society e co-fundador do Hellfire Club, cujas reuniões eram realizadas nas cavernas.

Caverna Hellfire

as cavernas em West Wycombe foram usadas para reuniões na década de 1750 e no início da década de 1760. O lema do clube era Fais ce que tu voudras (“Faça o que quiseres”), e as atividades do clube incluíam “inúmeras atividades ilícitas, incluindo festas sexuais, bebida, sexo e rituais simulados”.

De acordo com Horace Walpole:

“prática dos membros era rigorosamente pagã: Baco e Vênus eram as divindades a quem eles sacrificaram quase publicamente; e as ninfas e os barris que foram colocados contra os festivais desta nova igreja, informaram suficientemente a vizinhança de a compleição daqueles eremitas. “

Versão Irlandesa

Montpelier Hill é uma colina de 383 metros no condado de Dublin, Irlanda. É comumente referido como Hell Fire Club (em irlandês: Club Thine Ifreann), o nome popular dado ao edifício em ruínas no cume que se acredita ser uma das primeiras lojas maçônicas da Irlanda. Este edifício – um pavilhão de caça construído por volta de 1725 por William Conolly – era originalmente chamado de Monte Pelier e desde sua construção a colina também recebeu o mesmo nome.

Ests construção em ruínas no cume de Mountpelier foi originalmente construído como um pavilhão de caça, mas sua associação com o Irish Hellfire Club deu-lhe uma reputação sinistra.


O Irish Hell Fire Club foi fundado por volta de 1737 por Richard Parsons, primeiro conde de Rosse, e James Worsdale. Lord Rosse era provavelmente o presidente do clube. A evidência da identidade de outros membros vem de uma pintura de Worsdale intitulada The Hell Fire Club, Dublin, agora mantida pela National Gallery of Ireland, que mostra cinco membros do clube sentados ao redor de uma mesa. Os cinco homens são Henry, 4º Barão Barry de Santry (que foi julgado e condenado por assassinato em 1739); Simon Luttrell, Lord Irnham; Coronel Henry Ponsonby; Coronel Richard St George e Coronel Clements. A maioria de suas reuniões ocorreram no centro da cidade de Dublin, na Eagle Tavern em Cork Hill, perto do Castelo de Dublin. [26] Relatos das reuniões do clube afirmam que os membros beberam “scaltheen”, uma mistura de uísque e manteiga quente, e que eles deixaram uma cadeira vaga em cada reunião para o Diabo. O mascote do clube era um gato preto.