Um Jardim de Romãs – Uma introdução à Cabala

Edição: 1932
Editora: Hadnu (PDF)
Páginas: 186

Quando se fala de livros sobre cabala, eu costumo dividí-los em duas categorias: 1) Os clássicos. São os livros da origem como Zohar, Sepher Yetzirah, Livro de Enoch. Eles “criam” e delimitam a cabala; 2) os livros que vieram depois.

Os livros que vieram depois servem em sua grande maioria para ajudar as pessoas a entenderem melhor os conceitos da primeira categoria. Entretanto, dentro desta categoria de livros auxiliares temos títulos que são verdadeiros clássicos e outros que são considerados de segundo escalão. Porém penso que todos eles tem sua relevância para o aprendizado, visto que eles são lidos por pessoas de diversos níveis de desenvolvimento nos estudos cabalísticos. Então cada livro vai agregar de algum modo no conhecimento geral do sistema. Por exemplo: a maioria dos livros sobre cabala trás as correspondências das sephirot, mas cada um a seu modo, e isso as vezes é o detalhe que faz com que o leitor entenda um determinado conceito. A forma de escrever pode fazer toda a diferença.

A Obra

Retrato de Israel Regardie com um cachimbo

Israel Regardie

Um Jardim de Romãs certamente é um dos livros que traz uma grande contribuição para este cabedal de conhecimentos cabalísticos. Escrito por Israel Regardie, secretário pessoal de ninguém menos que Aleister Crowley e conhecido como membro de uma das maiores ordens iniciáticas da história recente, A Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn), Regardie mostra seu profundo conhecimento da cabala e apresenta de forma relativamente fácil os principais conceitos da mesma. No livro, ele faz algumas citações a Eliphas Levi, uma a Crowley (de forma velada) e muitas referências as obras de Helena Blavatsky. Ele traz um diferencial, pois apresenta as características das dez esferas com correspondências de deuses cultura hindu, o que não é tão comum.

O Livro conta ainda com belas ilustrações, principalmente da árvore da vida, onde em cada uma são apresentados os pontos de foco do assunto que está em voga. As tabelas contidas na obra também são de estrema valia para os estudos de correspondências.

Encontramos também as referências aos arcanos do tarô com os 32 caminhos da árvore da vida e uma breve introdução ao estudo da gematria.

Diagrama da Árvore da Vida da Cabala

Uma das versão da árvore da vida que estão no livro.

A Escada

O destaque em minha opinião fica para o último capítulo, intitulado A Escada. Com texto extremamente místico o autor encerra a obra explanando sobre as formas de se atingir a Expansão da Consciência, tão almejada para quem se engaja na senda mística. E ainda disserta sobre o uso da Cabala como ferramenta mágica e fazendo correlação das esferas com o sistema de graus utilizado em grande parte das ordens rosacruzes.

Finalizando, recomendo fortemente que se for ler este livro, prepare-se para fazê-lo. Mas antes certifique-se de ter como companheiro um diagrama da árvore da vida. Vou colocar o link para download de um bem completo para ajudar.  Melhor ainda se tiver um deck de tarô. Te garanto que os estudos serão muito profundos e proveitosos.

Baixe aqui o PDF do Livro: Um Jardim de Romas- Israel Regardie em PDF

Baixe o Diagrama da árvore da vida para estudos: Árvore da Vida para estudos

Siga o projeto Biblioteca Hermética no Instagram clicando AQUI.