25 de maio de 2020 0 Por Frater Hermanubis

Retrato de Papus

Se tem algo que admiro nos livros de Papus é que, ao contrário de Eliphas Levi que escreve de forma muito cifrada e complexa, é que ele pelo contrário é muito objetivo, didático e explícito em seus ensinamentos.

E esta característica fica muito evidente em Tratado de Ciências Ocultas I. Nele são tratados assuntos como: Magia; Cabala; Espíritos, A Pedra Filosofal; Maçonaria. O Livro está dividido em duas partes: 1 – Teoria; 2 – Realização

Possibilita a compreensão e provê a explicação das teorias e dos símbolos empregados na antiguidade por alquimistas, astrólogos e cabalistas.

Na primeira parte Papus define a ciência oculta com muita clareza, explica o princípio ternário utilizado em diversos sistemas místicos e religiosos, e as leis que regem esses princípios. São sempre expostos exemplos que facilitam o entendimentos dos conceitos. E isso é muito bom!

Na segunda parte, Papus indica onde e como a teoria é aplicada. Ele faz referência principalmente ao hermetismo e a alquimia. Além de uma bela aula sobre como entender as camadas de um texto hermético pela explicação da simbologia.

Não há dúvida que Papus é um grande nome do esoterismo ocidental. Escreveu muitos livros, Fundou e estruturou ordens iniciáticas, fez seu próprio Tarot e por aí vai. Neste livro fica fácil entender sua representatividade.

Ficha Bibliográfica

Título do Original Francês: Traté Élementaire de Science Occulte
Autor: Papus
Editora: Planeta
Coleção: Biblioteca Planeta – 8
Tradução: Luis Carlos Lisboa
Edição: 1973

Para baixar o livro clique: Tratado das Ciências Ocultas – PAPUS

Siga o projeto Biblioteca Hermética no Instagram clicando AQUI.

A Biblioteca Hermética faz parte do programa de Associados da Amazon. Comprando seu livro pelo link abaixo você apoia este projeto e não paga nada a mais por isso.