O Sagrado e o Profano – A essência das religiões

23 de abril de 2021 0 Por Frater Hermanubis

O Sagrado e o Profano – A essência das Religiões. Este ensaio foi escrito para a coleção de livros de bolso que constituíram a Enciclopédia Alemã Rowohlt. Isso significa que se trata de uma obra concebida e redigida para o grande público, como uma introdução geral ao estudo fenomenológico e histórico dos fatos religiosos.

O autor estuda a situação do homem em um mundo saturado de valores religiosos. É uma introdução à história das religiões, um balanço dos nossos conhecimentos nesse campo.

Existem, por exemplo, locais privilegiados, qualitativamente diferentes dos outros: a paisagem natal ou os sítios dos primeiros amores, ou certos lugares na primeira cidade estrangeira visitada na juventude. Todos esse locais guardam, mesmo para o homem mais francamente não-religioso, uma qualidade excepcional, “única”: são os “lugares sagrados” do seu universo privado, como se neles um ser não-religioso tivesse tido a revelação de uma outra realidade, diferente daquela que participa em sua existência cotidiana.

Mircea Eliade

O autor

Mircea Eliade nasceu em Bucareste, Romênia, em 1907. Graduou-se em filosofia em 1928 e estudou filosofia hindu com Surendranath Dasgupta na Universidade de Calcutá. Depois de cumprir o serviço militar, finalizou seu doutorado, em 1933, com uma tese sobre a história das técnicas iogues. Nas décadas de 30 e 40 publicou vários romances. A partir de 1940 trabalhou como adido cultural em Londres e Lisboa e depois da Segunda Guerra não voltou à Romênia, lecionando em várias universidades europeias.

Em 1956, parte para os Estados Unidos como professor da Universidade de Chicago, onde permanece até sua morte, em 1986. Foi um dos mais influentes estudiosos da religião do século XX e um dos mais importantes intérpretes do simbolismo religioso e do mito.

Opinião

Trata-se de um livro fascinante que mostra a conexão que a grande maioria das religiões possui. Mesmo se tratando de povos que não tiveram uma conexão direta, existe uma forma comum de constituir um local sagrado, um tempo sagrado ou mesmo um ritual.

Título: O Sagrado e o Pronano – A essência das religiões
Título Original: Le Sacré et Le Profane
Autor: Mircea Eliade
Editora: WWF Martins Fontes
Edição: 3ª – 2020
Publicação: 1957
Tradução: Rogério Fernandes

A Biblioteca Hermética faz parte do programa de associados da Amazon. Comprando seu livro pelo link abaixo você apoia este projeto e não paga nada a mais por isso!

Siga a Biblioteca Hermética também no Instagram clicando AQUI.