Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeiras – PDF
31 de agosto de 2020Publicado originalmente em 1487, na Alemanha, O Martelo das feiticeiras foi compilado pelos Inquisidores Heinrich Kramer e James Sprenger, e é um dos tratados mais importantes já escritos sobre a caça às bruxas. Apesar de ter sido condenado pela Igreja Católica, o livro continuou sendo editado e durante três séculos foi a bíblia de Inquisidores por muitas partes da Europa, contribuindo para a repressão e a morte de mais de 100 mil mulheres.
Um documento histórico de grande valor que mostra as consequências de uma das mais terríveis épocas da humanidade, as condenações do Santo Ofício e o cenário europeu do século XV. Obra fundamental para quem estuda a história do pensamento, da sociedade e das leis.
Num mundo teocrático, a transgressão da fé era também a transgressão política. Mais ainda, a transgressão sexual que grassava entre as massas populares. Assim, os Inquisidores tiveram a sabedoria de ligar a transgressão sexual à transgressão da fé. E punir mulheres por tudo isso.
O livro é dividido em três partes; na primeira, relata as propriedades do demônio e sua ligação com a bruxaria; a segunda trata de como lidar com os malefícios durante o dia-a-dia; finalmente, a terceira parte faz a descrição de como proceder aos julgamentos e como cumprir as sentenças.
Embora o livro original traga uma dupla autoria, modernamente é consenso que o papel do então renomado autor Sprenger na escrita deste livro deva ser mínima
A Mulher como instrumento do diabo
A maior inovação da obra do inquisidor Institoris (Kraemer) foi justamente atribuir exclusivamente à mulher a condição de “bruxa” – o que inicialmente não foi aceito mesmo por seus contemporâneos; antes da publicação do livro, e de posse da bula papal, ele havia empreendido esforços para processar mulheres suspeitas de bruxaria, lançando-se numa vigorosa investigação em Innsbruck mas, apesar de encontrar uma cidade repleta de feiticeiras, as autoridades locais mostraram-se relutantes em fazer qualquer coisa contra elas; também entre os magistrados e o próprio bispo, Georg Golser, foram-lhe hostis na pretensão punitiva, em outubro daquele ano.
…o juiz deverá usar de sua capacidade de persuasão e da de outros homens honestos e zelosos da fé para induzi-la a conta a verdade voluntariamente; caso contrário, que ordene aos oficiais que a amarrem com cordas e a coloquem em algum aparelho de tortura; Trecho da parte 3 do Malleus Malleficarum
Fonte: Wikipedia, O próprio Livro
Baixe a parte 1 do Malleus Maleficarum: malleus-maleficarum-portugues
Ficha
Título: Malleus Maleficarum – O Martelo das feiticeiras
Título Original: Malleus Maleficarum Maleficat & earum haeresim, ut framea potentissima conterens
Autores: Heinrich Kramer e James Sprenger
Edição: 2016
Editora: BestBolso
Páginas: 542
Siga o projeto Biblioteca Hermética também no Instagram clicando AQUI