Codex Gigas – A Bíblia do Diabo

4 de agosto de 2020 0 Por Frater Hermanubis

O Codex Gigas ou também conhecido como A Bíblia do Diabo, e você já vai entender o porque,  é considerado o maior manuscrito medieval existente. Ele foi criado no início do século XIII, acredita-se no mosteiro beneditino de Podlazice, atual República Tcheca.

foto demonstrando o tamanho do livro

O livro pesa mais de 75 kg

Hoje em dia encontra-se preservado na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo.

Porém além de chamar a atenção por seu tamanho avantajado, este livro tornou-se ainda mais notório por conter uma grande figura do diabo no seu interior e que carrega uma curiosa lenda sobre sua criação.

O Conteúdo

Página decorada do livro com gravuras á esquerda e letras em vermelho.

Detalhes das páginas do Codex.

O Livro é também conhecido como a Bíblia do Diabo. Seu conteúdo possui toda a versão Vulgata Latina da Bíblia (tradução para o latim, sendo a versão mais difundida e aceita como autêntica de um texto), com exceção dos livros de Atos e Apocalipse.

O manuscrito está repleto de figuras decoradas em vermelho, azul, amarelo, verde e dourado. As letras maiúsculas que iniciam os parágrafos são belamente decoradas. O que é muito comum neste tipo de manuscrito.

Com uma capa de madeira e detalhes em metal, contando atualmente com 310 folhas de pergaminho e havendo indícios de que algumas páginas foram arrancadas não se sabe o porque, o Códice pesa aproximadamente 75 Kg. A página 577 contém uma figura do diabo com cerca de 50 centímetros de altura. Estima-se que terá levado mais de 20 anos para ser concluído.

Capa do Livro em madeira com detalhes em metal

A Lenda

Fala-se que as escrituras da suposta Bíblia do Diabo foram obra de um monge que quebrou seus votos e foi condenado a ser emparedado vivo.

Figura do diabo que consta na página 577 do livro.

Figura do Diabo.

Entretanto, para se livrar da punição, ele prometeu que iria criar um livro, em uma única noite, que iria incluir todo o conhecimento humano e ainda exaltar e glorificar a Deus.

Para cumprir sua promessa, ele fez uma oração a Lúcifer pedindo para terminar o livro e em troca daria sua alma ao diabo.

Assim, o manuscrito foi concluído e há uma ilustração do diabo na página 577 como forma de agradecimento.

Fontes: https://pt.wikipedia.org, https://acrediteounao.com

Siga o projeto Biblioteca Hermética no Instagram clicando AQUI.

A Biblioteca Hermética faz parte do programa de Associados da Amazon. Comprando seu livro pelos links abaixo você apoia este projeto e não paga nada a mais por isso.