Antigos Manifestos Rosacruzes
11 de abril de 2022Os manifestos Rosacruzes tratam-se de um conjunto de textos publicados entre 1607 e 1616, que muitos historiadores sugerem como um marco para criação do rosacrucianismo.
Na ocasião três manifestos anônimos foram elaborados e lançados na Europa: Fama Fraternitatis R.C., Confessio Fraternitatis e Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz. A influência desses textos foi tão grande que a historiadora Frances Yates denominou este período do século XVII de Iluminismo Rosacruz. O Rosicrucianismo apareceu pela primeira vez no século XVII como um movimento de reforma em Tubinga dentro do protestantismo alemão. (Wikipedia).
Tradicionalmente a maioria das ordens rosacruzes consideram três manifestos como sendo os clássicos, porém Antigos Manifestos Rosacruzes é citado um quarto manifesto que seria inclusive o primeiro: A Reforma Universal de Todo o Mundo. Este documento descreveria a conjuntura da época que exigia providências. O segundo, o Fama Fraternitatis, anunciou que a fraternidade secreta já possuía sabedoria necessária para corrigir aquela situação. Confession Fraternitatis esboçou os objetivos e propósitos da fraternidade. Finalmente, o Casamento Alquímico, através de um romance alquímico alegórico, descreveu a salvação do homem por meios místicos.
Ficha
Título: Antigos Manifestos Rosacruzes
Título Original: Early Rosicrucian Manifestoes
Organização: Joel Disher, FRC
Editora: Ordem Rosacruz, AMORC
Edição: 1982
Páginas: 113
Assunto: Rosacruz, Misticismo, História
Aprofunde-se
Leia os Manifestos
Você pode ler os manifestos rosacruzes nos links abaixo.