Antigos Manifestos Rosacruzes
11 de abril de 2022Os manifestos Rosacruzes tratam-se de um conjunto de textos publicados entre 1607 e 1616, que muitos historiadores sugerem como um marco para criação do rosacrucianismo.
Na ocasião três manifestos anônimos foram elaborados e lançados na Europa: Fama Fraternitatis R.C., Confessio Fraternitatis e Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz. A influência desses textos foi tão grande que a historiadora Frances Yates denominou este período do século XVII de Iluminismo Rosacruz. O Rosicrucianismo apareceu pela primeira vez no século XVII como um movimento de reforma em Tubinga dentro do protestantismo alemão. (Wikipedia).



Tradicionalmente a maioria das ordens rosacruzes consideram três manifestos como sendo os clássicos, porém Antigos Manifestos Rosacruzes é citado um quarto manifesto que seria inclusive o primeiro: A Reforma Universal de Todo o Mundo. Este documento descreveria a conjuntura da época que exigia providências. O segundo, o Fama Fraternitatis, anunciou que a fraternidade secreta já possuía sabedoria necessária para corrigir aquela situação. Confession Fraternitatis esboçou os objetivos e propósitos da fraternidade. Finalmente, o Casamento Alquímico, através de um romance alquímico alegórico, descreveu a salvação do homem por meios místicos.
Ficha
Título: Antigos Manifestos Rosacruzes
Título Original: Early Rosicrucian Manifestoes
Organização: Joel Disher, FRC
Editora: Ordem Rosacruz, AMORC
Edição: 1982
Páginas: 113
Assunto: Rosacruz, Misticismo, História
Aprofunde-se
Leia os Manifestos
Você pode ler os manifestos rosacruzes nos links abaixo.
As Bodas Alquímicas de Christian Rosenkreuz
Descubra mais sobre Biblioteca Hermética
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.