Haxän – A Feitiçaria através dos tempos(1922) – Videoteca Hermética

25 de agosto de 2020 1 Por Frater Hermanubis

Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos foi lançado em 1922. O filme é um filme de horror mudo em estilo documentário sueco-dinamarquês escrito e dirigido por Benjamin Christensen. Baseado parcialmente no estudo de Christensen do Malleus Maleficarum, um guia alemão do século XV para inquisidores, Häxan é um estudo de como a superstição e o desentendimento de doenças e doença mental poderiam levar para a histeria das caças às bruxas. O filme foi feito como um documentário mas contêm sequências dramatizadas que são comparáveis para filmes de horror.

Com a recriação meticulosa de Christensen de cenas medievais e o longo período de produção, o filme foi o mais caro filme mudo escandinavo já feito, custando quase dois milhões de coroas suecas. Embora tenha ganhado aclamação na Dinamarca e Suécia, o filme foi banido nos Estados Unidos e pesadamente censurado em outros países pelo que era considerado na época retratações gráficas de tortura, nudez, e perversão sexual. É agora considerado para ser o melhor trabalho de Christensen.

Enredo

Parte 1

Uma dissertação acadêmica sobre as aparições de demônios e bruxas na cultura primitiva e medieval, um número de fotografias de estátuas, pinturas, e xilogravuras são usados como peças demonstrativas. Em adição, vários modelos em larga escala são empregados para demonstrar conceitos medievais da estrutura do sistema solar e a comumente aceita representação do Inferno.

Parte 2

Uma série de vinhetas teatralmente demonstrando crenças e superstições medievais referentes a bruxaria, incluindo Satanás (interpretado por Christensen mesmo) tentando uma mulher dormindo longe da cama de seu marido e aterrorizando um grupo de monges. Também é mostrado uma mulher comprando uma poção do amor de uma suposta bruxa, e uma sequência mostrando uma suposta bruxa sonhando voar através do ar e atendendo um encontro de bruxas.

Parte 3

Uma longa narrativa quebrada em várias partes; situada na Idade Média, trata de uma velha mulher acusada de bruxaria pela família de um homem morrendo. A narrativa é usada para demonstrar o tratamento de bruxas suspeitas por autoridades religiosas da época. A velha mulher. após ser torturada, admite ter pesado envolvimento em bruxaria, incluindo detalhadas descrições de um Sabbat de Bruxas, mesmo indo tão longe para “nomear” outras supostas bruxas, incluindo duas das mulheres na casa do homem morrendo. Eventualmente, a esposa do homem morrendo é presa como uma bruxa quando um dos clérigos acusa ela de enfeitiçá-lo.

Parte 4

A parte final do filme procura demonstrar como as superstições dos velhos são melhor entendidas agora. Christensen procura fazer a afirmação que a maioria que foi acusada de bruxaria eram possivelmente doentes mentais, e em tempos modernos, tal comportamento é interpretado como uma doença. Seu caso gira em torno de vinhetas sobre uma sonambulista e uma cleptomaníaca, a implicação sendo que estes comportamentos teriam sido pensados como demonicamente influenciados em tempos medievais passo que os tempos modernos reconhece eles como males psicológicos. Há uma pesada ironia, entretanto, na observação que o “temperado chuveiro da clínica” o.s. o tratamento de “histéricas mulheres” em uma moderna instituição, tem substituído soluções medievais tais como a queima na fogueira.

Fonte: Wikipedia

Acompanhe o projeto Biblioteca Hermética também pelo Instagram clicando AQUI.