Desencanto – Ocultismo na Cultura Pop

21 de março de 2022 0 Por Frater Hermanubis

Uma princesa solteirona e alcoólatra tenta fugir dos casamentos arranjados por seu pai. Na saga, ela conta com um demônio maconheiro e um elfo que escapou de um universo semelhante ao dos Smurfs.

Série de Matt Groening que já no primeiro episódio apresenta uma “sociedade secreta” que envia um presente para Bean na tentativa de prejudicá-la. Não é tão explorado quando eu gostaria, mas está lá.

Já de outro lado temos os amigos de Bean. Luci, o demônio pessoal de Bean e o elfo de nome Elfo claramente representam a dualidade na vida de Bean, agindo como sua consciência durante as aventuras que ela vive. O Elfo em sua ingenuidade (que é ligeiramente diferente de inocência) e o diabinho fazendo ele mesmo.

Uma dupla deste tipo é muito conhecida nos desenhos animados e possui interpretação pela psicologia.

A psicanálise nomeou e caracterizou essas duas figuras dentro da teoria psicodinâmica: o super ego é bem próximo do anjo, e o id, do diabo. O super ego, ou anjo, é a instância controladora, nossos pais internalizados, que busca por perfeição e que pune o indivíduo com culpa por seu mau comportamento. O id, nosso diabinho interno, funciona pelo princípio do prazer, quer suprir nossas necessidades básicas, sem se importar com as regras sociais.

O Desenho possui outras referências no decorrer dos episódios, mas esses são os que julgo mais interessantes. Desencanto tem 4 partes de 10 episódios e pode ser assistido na Netflix.