A Mão de Santa Teresa – Ocultismo na Cultura POP

19 de janeiro de 2022 0 Por Frater Hermanubis

Teresa de Ávila, conhecida como Santa Teresa de Jesus(1515—1582), foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa e espiritual e por sua atuação durante a Contra Reforma.

Santa Teresa de Jesus morreu na noite de 04 de outubro de 1582. seu corpo, enterrado no Convento da Anunciação, em Alba de Tormes, Espanha, foi exumado em 25 de novembro de 1585. segundo a lenda, ao abrir o caixão, o corpo estava inteiro e incorrupto.
o padre carmelita Jerónimo Gracián, cortou-lhe então a mão esquerda entregando-a como relíquia sagrada às madres carmelitas do convento de San José de Ávila, em Espanha, não sem antes guardar para si o dedo mindinho da santa.

É notável que o invólucro criado para armazenar a mão de Santa Teresa é muito semelhante à Manopla do Infinito utilizada pelo vilão Thanos nos filmes da Marvel.

Foi inspirado ou não?

Segundo o site e-farsas:

O personagem Thanos (e sua manopla) foi uma criação do escritor e ilustrador Jim Starlin, que disse em entrevistas ter se inspirado em sua educação católica (“escola paroquial e tudo mais”, diz ele) para a criação do mito do Thanos.

Em publicações em espanhol, encontramos textos atribuindo frases ao criador de Thanos, Jim Starlin, dando a entender que a inspiração para o personagem teria vindo do ditador espanhol Francisco Franco. Jim teria dito em entrevista que teria se inspirado no ditador (e, de quebra, na sua inseparável manopla). Só que não encontramos nada que confirme essas afirmações e, além do mais, a data da publicação dessa frase atribuída a Jim (dia 28/12) coincide com o Dia dos Inocentes, quando algumas culturas espanholas comemoram uma espécie de “Dia da Mentira”.