As Ciências Ocultas

As Ciências Ocultas

17 de abril de 2022 0 Por Frater Hermanubis

Um relato das práticas mágicas, das ciências secretas relacionadas à magia, dos professores das artes mágicas do espiritualismo, do mesmerismo e da teosofia modernos.

Arthur Edward Waite considerava-se um estudioso crítico do misticismo e do ocultismo. Inspirado pelo espírito científico, Waite buscava deslindar as crendices e superstições do verdadeiro tesouro que existia na magia.

Depois de vários anos de pesquisa, ele percebeu que era muito difícil para um buscador solitário compreender o que era confiável e o que não era em tudo que se dizia e se publicava sobre as ciências ocultas.

Sua resposta foi desenvolver, em suas palavras, um “manual básico” sobre As Ciências Ocultas, dividido em quatro partes. Na Parte I, Waite analisa os guias da época sobre a magia branca, a magia negra e a necromancia. Na Parte II, ele apresenta um resumo sobre várias disciplinas básicas das ciências ocultas – Alquimia, o Elixir da Vida, Cristalmancia, Talismãs, Divinação, Astrologia e a Cabala. Sua Parte III discute os professores das Ciências Ocultas – os Místicos, os Rosacruzes e os Francomaçons. Por fim, a Parte IV avalia os desenvolvimentos modernos – o Mesmerismo, a Teosofia e o fenômeno espiritualista do Espiritismo.

Em cada campo, Waite busca derrubar mitos, evidenciar incongruências e questionar dogmas. Seus textos citam autores de vários séculos e linguagens – de Cornelius Agrippa a Eliphas Lévi, de Pseudo-Hermes a Paracelso, de Dionísio Areopagita a MacGregor Mathers, de Rabi Abulafia a São Boaventura. Seu “manual básico” pode até trazer rituais e fórmulas mágicas, mas seu objetivo é estimular o estudante a pensar e buscar o essencial, sem se perder em mistificações e frivolidades.

Os Editores.

Ficha

Título: As Ciências Ocultas
Subtítulo: Um compêndio da doutrina e da prática transcendental
Autor: Arthur Edward Waite
Editora: Arcanum
Edição: 2018
Publicação: 1891
Tradução: Hugo Ramírez
Páginas: 293

Aprofunde-se