Drácula de Bram Stoker – Filme e o Avental
19 de agosto de 2020Drácula de Bram Stoker – Filme. A cultura pop está repleta de referências místicas e ocultistas por todos os lados. Seja no cinema, na música ou nas outras formas de arte. Essas referências geralmente passam despercebidas pela maioria das pessoas e só os olhos mais atentos conseguem captar algo logo de cara.
Um ótimo exemplo disto é o filme Drácula de Bram Stoker de 1992. Numa cena do filme a personagem Professor Abraham Van Helsing vivido por Anthony Hopkins, aparece usando um avental no momento em que parte para enfrentar o “vampirão”. O avental em questão trata-se de um avental ritualístico utilizado por muitas ordens rosacruzes em seus trabalhos místicos. Apesar de estar claramente fora de contexto, a cena não deixa de ser muito interessante.
A Inspiração
Me pus a pesquisar um pouco para ver se descobria de onde veio a ideia de utilizar este paramento. Porém não encontrei nada na biografia de Coppola que pudesse indicar alguma relação com alguma ordem rosacruz.
No entanto, existem muitas especulações de que Bram Stoker era membro da Golden Dawn – Ordem Hermética da Aurora Dourada. A Golden Dawn foi a principal ordem iniciática do século XIX. Ela influenciou praticamente todas as ordens ocidentais que vieram depois dela. Mas infelizmente essa suposta afiliação nunca foi comprovada. Ainda assim eu procurei dentro do livro de Drácula por alguma reverência ao uso do avental, mas não encontrei nada que mencionasse este item no guarda-roupas do caçador de vampiros.
Dados do Filme
Título Original: Bram´s Stoker Dracula
Ano: 1992
País: Estados Unidos
Direção: Francis Ford Coppola
Compre o Livro