Feliz Dia dos Bobos!

Feliz Dia dos Bobos!

1 de abril de 2021 0 Por Frater Hermanubis

O Dia da Bobos ou Dia da Mentira é um dia especial dedicado a fazer piadas e pegadinhas. Nos países de língua inglesa, é conhecido como April fool; na França, um peixe de abril. Mas a maioria das pessoas que participam da diversão tola não tem ideia de por que ainda celebramos esse dia cheio de piadas.

Isso faz você se perguntar quem está sendo enganado

O significado secreto do Dia dos Bobos envolve a história dos antigos gnósticos, celebrações pagãs e de Cristo sendo crucificado. Minha pesquisa mostra que esta data foi criada pela Igreja para enganar e ridicularizar os seguidores de vários ritos que foram celebrados em 1º de abril em torno dos cultos concorrentes do Saturnulia romano e dos ritos druídicos.

O Dia dos Bobos é apenas uma corrupção do All Fool´s Day; e que foi emprestado do romano “Festum Fatuorum”, Festa dos Tolos, Feriado dos Tolos.

Uma espécie de propaganda cristã tola que eles empregariam para fazer piadas sobre quem eles poderiam pensar que eram todos pagãos.

Das celebrações pagãs para a crucificação de Cristo

A maioria dos estudiosos modernos favorece a data de 7 de abril de 30 DC como sendo quando Cristo foi crucificado. Outra data popular é sexta-feira, 3 de abril, 33 DC. Essa data, acredito, mais tarde se tornou o feriado que agora chamamos de Dia dos Bobos.

Na Itália, França e Bélgica, crianças e adultos tradicionalmente pregam peixes de papel nas costas uns dos outros como um truque e gritam “Peixe de abril!”

A palavra do grego koiné para peixe: ἰχθύς, (maiúscula ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥϹ) é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam, as extremidades do lado direito estendendo-se além do ponto de encontro para se assemelhar ao perfil de um peixe, usado pelos primeiros cristãos como um símbolo cristão secreto e agora conhecido coloquialmente como o “sinal do peixe” ou o “peixe de Jesus”.

Para pegar um peixe, você deve enganá-lo com uma isca que esconde um anzol afiado. Assim que o peixe morde a isca, ele foi enganado e, por Jesus, você pegou um peixe.

Só que desta vez, eles são pescadores de homens …


Pesquisa de apoio

A origem deste costume tem sido muito contestada e muitas soluções ridículas têm sido sugeridas, e. que é uma comemoração ridícula de Cristo sendo enviado de Anás a Caifás, de Caifás a Pilatos, de Pilatos a Herodes, e de Herodes de volta a Pilatos, a crucificação tendo ocorrido por volta de 1º de abril.

O que parece certo é que se trata de uma forma ou de outra relíquia daquelas festividades outrora universais do equinócio da primavera, que, a partir do velho dia do Ano Novo, 1 de março, terminou a 1 de abril. Esta visão ganha sustentação do fato de que a contraparte exata da enganação de abril foi considerada um costume imemorial na Índia.

O festival do equinócio da primavera é ali chamado de festa dos tolos, o último dia do qual é 1º de março, no qual a principal diversão é enganar as pessoas enviando-as recados infrutíferos. Foi plausivelmente sugerido que a Europa derivou seu primeiro de abril dos franceses.

Eles foram a primeira nação a adotar o calendário reformado, Carlos IX., Em 1564 decretando que o ano deveria começar em 1º de janeiro. Assim, os presentes de Ano Novo e as visitas de felicitação que haviam sido a característica do primeiro de abril tornaram-se associados ao primeiro dia de janeiro, e aqueles que não gostaram da mudança foram alvo de justas para aqueles sagazes que se divertiam enviando falsos presentes e fazendo ligações de uma pretensa cerimónia a 1 de abril.

Embora o dia 1º de abril pareça ter sido observado na Grã-Bretanha como um festival comum, aparentemente não foi até o início do século 18 que a confecção do Dia dos Bobos era um costume comum. Na Escócia, o costume era conhecido como “caça ao gowk”, o cuco, e o primeiro de abril eram “gowks de abril”, estando o cuco ali, como na maioria dos países, um termo de desprezo. Na França, a pessoa que se engana é conhecida como poisson ti’avril. Isso tem sido explicado pela associação de ideias que surgem do fato de que em abril o sol abandona o signo zodiacal de peixes. Uma explicação muito mais natural seria que o “peixe de abril” seria um peixe jovem e, portanto, facilmente capturado.

Fonte:

Este texto é uma tradução de: https://www.instagram.com/the.library.of.thomas/

Siga o projeto Biblioteca Hermética também no Instagram clicando AQUI