Isaac Luria – O Pai do Pensamento Cabalista Moderno

Isaac Luria – O Pai do Pensamento Cabalista Moderno

22 de abril de 2022 0 Por Frater Hermanubis

Um dos maiores influenciadores cabalísticos da história foi Isaac Luria. Conhecido como Ari, que significa “O Leão Sagrado”, esse místico do século XVI era muito estudioso.

Explorava ao máximo o Zohar, uma compilação de livros que contém um dos trabalhos mais importantes da Cabalá ou Kabbalah no misticismo judaico. Ele nasceu em Jerusalém no ano de 1534, mas cresceu no Egito.


Com uma espiritualidade muito elevada, era considerado uma centelha da alma de Rabi Shimon Bar Yochai. Em 1570 Isaac Luria foi para Safed, em Israel com sua família. Lá passou a exercer a profissão de professor da Kabbalah, incluindo as valiosas práticas meditativas. Com tanta dedicação e interesse pelo assunto, Isaac Luria percebeu que a Kabbalah poderia ser uma importante ferramenta que, se aplicada aos estados de consciência, produziria resultados extraordinários.
Sua passagem por esse mundo foi curta, pois ele morreu com 38 anos, dedicando toda sua vida ao estudo e disseminação da Kabbalah. Seu trabalho foi tão importante que mais tarde seus seguidores contaram com uma publicação que revelava muito de Isaac Luria, uma composição cabalista intitulada “Os Escritos de Ari”, compilada por um de seus mais prezados alunos, Rav Chaim Vital. Este grande trabalho se tornou hoje ao que conhecemos como Kabbalah Luriânica.
Isaac Luria propagou novidades nas interpretações dos ensinamentos cabalísticos, que foram difundidos por vários mestres na Europa, implementando a cabala como a teologia dominante em círculos escolásticos. Ele não deixou escritos, sua forma de pensar tornou-se conhecida pelo trabalho de seus discípulos. Morreu em Safed durante uma epidemia no dia 5 de agosto de 1572. Considerado uma personalidade, Rabi Isaac Luria inspirou grandes homens da humanidade.


Fonte: O ROSACRUZ, N•303.

Aprofunde-se