Teoria da Absorção do Conhecimento
12 de dezembro de 2019Teoria da Absorção do Conhecimento
Autor: Bruno Borges
Publicação: 2017
Editora: Infinity Editorial
Edição: 2ª Edição
Páginas: 191
O Autor
Eu gostaria começar relembrando um pouco a história de Bruno Borges com o intuito de contextualizar o leitor, pois foi ela que criou o hype em torno deste livro fazendo com que ele ficasse entre os mais vendidos por algumas semanas nas principais livrarias do país.
O Hype
Bruno Borges, que ficou conhecido como “Menino do Acre” ou como ele gosta de ser chamado “O Alquimista do Acre” é um escritor que dominou os portais de notícia quando foi dado como desaparecido em 27 de março de 2017, ficando por quase 5 meses em isolamento. Seu sumiço foi envolto em mistérios e acabou ganhando repercussão.
Mas a história ganhou mais notoriedade ainda quando imagens do quarto do rapaz foram reveladas. Com muitos escritos cifrados, símbolos e uma enorme estátua de Giordano Bruno, o quarto virou uma grande oportunidade para todo tipo de teoria da conspiração. Outro fato que chamou a atenção foi a semelhança do escritor com o filósofo e alquimista queimado pela inquisição em 1600.
O Quarto
No quarto também haviam 14 livros escritos à mão e cuidadosamente criptografados. Durante o período em que Bruno esteve desaparecido um destes livros foi “decifrado” e publicado : era o TAC – Teoria da Absorção do Conhecimento.
Em 11 de agosto do mesmo ano o rapaz aparece em casa durante a madrugada.
Bruno nunca foi claro em relação a razão de seu sumiço. Após as investigações a polícia concluiu que Bruno desapareceu por vontade própria e ventilou-se mais fortemente a hipótese(que já existia) de que tudo não passava de um plano para alavancar a carreira de escritor dele.
Sendo premeditado ou não, a questão é que funcionou e seu livro figurou entre os mais vendidos por algumas semanas.
O Livro
Adquiri a segunda edição, que conta com conteúdo ampliado pelo autor. Como não tive acesso à primeira edição não posso especificar o que foi alterado. De qualquer forma, a edição mais recente não evitou que houvessem muitos erros de ortografia.
A arte da capa também mudou um pouco como pode ser visto das imagens.
-
- na primeira edição havia a fase “A verdade é o caminho oposto” que na nova edição foi alterada para “Seja um buscador do conhecimento!”;
- O nome do Autor tinha as iniciais espelhadas, provavelmente fazendo referência a frase de capa;
- Havia o caractere “I” indicando que aquele seria o volume 1.
Em “TAC” Borges se propõe a apresentar uma metodologia para que sejamos mais eficientes e criativos na assimilação e produção de ideias inovadoras. Mas o autor faz questão de avisar logo no início que sua teoria não segue padrões científicos e o que dá pra entender é que ele desenvolveu sua teoria a partir do achismo.
Bruno observou características comportamentais em grandes nomes da ciência e do ocultismo do passado e a partir disto elaborou sua TAC.
Algumas das mentes brilhantes citadas que já utilizariam a TAC mesmo antes do termo ser criado por Bruno são:
Dentre estas características que estes vultos históricos supostamente carregariam, temos: Isolar-se; dormir poucas horas por dia; jejuar, não praticar sexo; vegetarianismo.
Mas Bruno não explica bem como ele se utiliza de todas destas “técnicas” em sua vida. O ponto que ele destaca é que ao possuir estes comportamentos, a pessoa terá além de um corpo e mente saudável, muito mais tempo para se dedicar para a absorção do conhecimento.
O rapaz ainda fala sobre a transmissão dessa herança genética de grandes pensadores para as próximas gerações. – Então eu me perguntei: Como pessoas que não fazem sexo irão transmitir seus genes pra frente? – Todos sabemos que existem métodos alternativos para isso, porém entendo que o ato de não fazer sexo é para justamente não se distrair com coisas mundanas e dedicar-se ao processo de criação de coisas que mudarão o mundo. Neste caso ter filhos, mesmo que in vitro, não parece fazer sentido, pois quem tem filhos sabe que eles requerem tempo e dedicação.
Veredito
Teoria da Absorção do Conhecimento é um livro que não apresenta nada de novo. O que vemos são algumas obviedades em como se dá a propagação do conhecimento através do tempo. Contudo, não há como garantir que seguindo este estilo de vida à risca garanta o sucesso, pois o modelo proposto não foi validado cientificamente. Entretanto, como sabemos, muitas pessoas realmente inteligentes e inovadoras comem carne e fazem sexo.
Com toda a polêmica envolvendo sua histórias, Bruno optou por disponibilizar gratuitamente todos seus livros para download. Deixarei o link logo abaixo.
Acompanhe também o Projeto Bibloteca Hermética no Instagram clicando AQUI.
Não é esse o rapaz, de família abastada, que forjou próprio “sumiço”, com ajuda dos pais e amigos, para divulgar na mídia seus estudos e cópias de materiais es(x)otéricos?!
Esse mesmo.
Cientificamente falando o período do sono é quando o conhecimento é consolidado e fixado na memória de médio prazo para posteriormente ser alçado à memória de longo prazo… Além é claro de ser o momento em que o corpo “recarrega as baterias”… Quem é praticante regular de meditação não sofre ou mitiga as consequências no corpo, mente e espírito da privação de sono, para os comuns resulta em envelhecimento precoce e/ou síndrome de burnout.
Eu adorei este artigo