Os Livros Malditos
30 de abril de 2020Os Livros Malditos
Este é para quem gosta de teorias da conspiração.
Neste livro, o autor de O Despertar dos Mágicos, lista quais seriam os principais livros e manuscritos que revelariam grandes segredos que transformariam a humanidade.
Entretanto, esses livros sofreriam a perseguição de uma sociedade secreta milenar e de alcance mundial que o autor chama de “Os Homens de Negro”. A ação do grupo se dá, não só, através de atentados contra a vida dos autores e detentores destes livros, mas também por incêndios em bibliotecas. O conhecimento transmitido por estes livros vai desde o hermetismo, com o Livro de Thoth; a fundação da Cientologia com o livro Excalibur; e a descoberta do DNA com As Duas Hélices.
Mas a triste coincidência é que eu conclui a leitura deste livro em 2 de setembro de 2018, justamente quando tivemos a notícia do incêndio do Museu Nacional do Rio.
Introdução
“Parece fantástico imaginar que existe uma santa aliança contra o saber, uma organização para fazer desaparecer certos segredos. Entretanto, tal hipótese não é mais fantástica do que a da grande conspiração nazista. Até que ponto seus numeroso filiados eram numerosos em todos os países do mundo, e até que ponto essa conspiração estava próxima do êxito.
É por isso que não podemos rejeitar, a priori, a hipótese de uma conspiração mais antiga.
O tema do livro maldito, que tem sido sistematicamente destruído ao longo da história, serviu de inspiração a muitos romancistas, H.P. Lovecraft, Sax Rohmer, Edgar Wallace. Entretanto, esse tema não é somente literário. Essa destruição sistemática existe em tal amplidão, que se pode pertuntar se não é uma conspiração permanente que visa impedir o saber humano de desenvolver-se mais depressa.”
Ficha Bibliográfica
Os Livros Malditos
Título do Original Francês: Les Livres Maudits
Autor: Jacques Bergier
Editora: Hemus
Edição: 1971
Páginas: 137
Siga o projeto Biblioteca Hermética no Instagram clicando AQUI