O Livro de Enoch – O Livro das Origens da Cabala
3 de março de 2020Este é popularmente conhecido como um dos evangelhos apócrifos, e teria sido escrito por Enoch, ancestral de Noé. Contendo diversas profecias e revelações. Essas revelações ocorriam através de sonhos, onde Enoch era auxiliado por anjos. A Data dos manuscritos gira entre 200 a.C. e o fim do primeiro século da era cristã.
E Enoch andou com Deus e
depois de ter gerado Matusalém,
viveu trezentos anos e gerou
filhos e filhas. E todo o tempo da vida de Enoch foi de
trezentos e sessenta e cinco anos. E
andou com Deus e desapareceu,
porque Deus o levou.
(Gen. V)
O fato é que este livro possui muitas referências a passagens que se encontram nos livros canônicos, principalmente do novo testamento.
Agrega relevância ao livro o fato de Enoch apresentar o nome de diversos anjos e suas respectivas “funções”.
Contracapa
Este livro é colocado juntamente com o “Corpus Hermeticum” numa categoria muito especial de grandes obras da humanidade: é tomado ao mesmo tempo como meio e fim para a compreensão das coisas ocultas do mundo dos homens, dos anjos e da divindade. Em termos de Cabala hebraica este trabalho é fundamental pela apresentação dos nomes dos anjos e demônios e permitir assim uma leitura cifrada e altamente determinativa das origens dos homens. É uma obra de referência realmente indispensável para todo estudioso do oculto, ou do simples aficcionado do maravilhoso e fantástico.
O Livro de Enoch – O Livro das Origens da Cabala
Editora: Emus
Edição: 1982
Páginas: 212
Esta edição particularmente tem alguns problemas de impressão e grafia.
Siga o projeto Biblioteca Hermética no Instagram clicando AQUI.