O Lamento por Ícaro – Herbert James Draper (1898)
12 de janeiro de 2022Ícaro era filho de Dédalo e de uma escrava de Perséfone (deusa das ervas, flores, frutos e perfume).
Dédalo, expulso por matar o seu sobrinho Perdix, refugiou-se na ilha de Creta, juntamente ao rei Minos. Após o nascimento de Minotauro, fruto dos amores entre Pasífae (mulher de Minos) e um touro divino (V. Minos), ele e o seu filho Ícaro construíram o labirinto do Minotauro, no qual aprisionaram o monstro. Tempos depois, o Minotauro foi morto por Teseu (V. Teseu e V. Minotauro).
Após a morte do Minotauro, Dédalo ficou preso, juntamente a seu filho, no labirinto. Então construíram asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de pássaros de diversos tamanhos, moldando-as com as mãos para ficarem como asas de verdade. Dessa forma, conseguiram fugir do labirinto. Antes, porém, alertou ao filho que não voasse muito perto do Sol, para que não se lhe derretesse a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois este poderia deixá-las mais pesadas. No entanto, Ícaro não ouviu os conselhos do pai e, tomado pelo desejo de voar próximo ao Sol, acabou por se “despenhar”, caindo no mar Egeu. Afogou-se, por fim, na área que hoje leva o seu nome, o Mar Icariano, perto de Icária, uma ilha a sudoeste de Samos.