Magia e Religião na Inglaterra Medieval

Magia e Religião na Inglaterra Medieval

25 de janeiro de 2020 0 Por Frater Hermanubis

Magia e Religião na Inglaterra Medieval

Autor: Catherine Rider
Editora: Madras
Edição: 2014
Tradução: Fabíola Cardoso
Páginas: 217

A idade média foi o período entre a antiguidade e a idade moderna. Sempre gerou fascínio entre as pessoas, pois foi um período que se tem muitos registros, e está repleta de histórias fascinantes de ordens cavalariças, ascensão e queda de reis, catástrofes e por aí vai. O problema é que muitas  pessoas costumam entender a história medieval com uma coisa única, uniforme. Só que não. A idade média durou aproximadamente dez séculos e foi palco de muitas mudanças durante sua duração.

Quando se fala em magia na Idade Média é muito fácil vir à mente a “Santa Inquisição”, onde sabe-se que várias pessoas padeceram em seus calabouços sob acusação, principalmente, de bruxaria.

Em Magia e Religião na Inglaterra Medieval, Catherine Rider procura entender como a Igreja Romana na Inglaterra, principal fonte de registros, tratava deste assunto. Para chegar as suas conclusões ela pesquisou principalmente manuais de pregação e guias de confissão utilizados pelos clérigos. A maioria dos documentos são dos séculos XIII, XIV e XV.

Galeria

Mas o que me surpreendeu neste livro, foi justamente descobrir que a igreja quebrou a cabeça para identificar o que era considerado magia. Houveram estudos tentando separar ciência, métodos naturais e magia propriamente dita.

Diferentemente do que pode parecer, magia ritual nunca chegou a tirar o sono da igreja, pois se tratava de algo que requeria um nível intelectual elevado. Já cura, adivinhação, e deturpação de rituais cristãos é alguns é que tiveram algum tipo de consideração. Cito como exemplo, que algumas pessoas rezavam uma missa destinada a mortos para um pessoa viva com o intuito de matá-la.

Este livro é um estudo sério sobre a Magia na Idade Média, sem achismos ou especulações ou mesmo teorias da conspiração. Faz conclusões com base em diversos documentos e permite que o leitor faça suas próprias interpretações sobre este período tão representativo da história mundial.

Siga o Projeto Biblioteca Hermética no Instagram clicando AQUI.