O Simbolismo da Pinha

8 de janeiro de 2020 0 Por Frater Hermanubis

O Simbolismo da Pinha

A Pinha (ou estróbilo ou ainda cone para os botânicos) é o órgão das plantas da divisão Pinophyta onde se encontram as estruturas reprodutivas. Mas não é só isso. Dentro do hermetismo e das religiões a pinha possui uma simbologia muito importante.

A Pinha é um dos mais misteriosos símbolos encontrados na arte e na arquitetura antiga e moderna. Ela faz alusão ao mais alto grau de iluminação espiritual possível. Este símbolo é representado em diversas culturas antigas, e pode ser encontrado nas ruínas dos indonésios, babilônios, egípcios, gregos, romanos e cristãos, para citar alguns. Ela também aparece nos desenhos das tradições esotéricas, como a Maçonaria, a Teosofia, o gnosticismo e o cristianismo esotérico. É comum que alguns símbolos tenham significados diferentes conforme a cultura em que está inserida, mas no caso da pinha possui o mesmo significado para todos: A Glândula Pineal ou  “Terceiro olho”.

O Terceiro Olho foi chamado por diversos nomes ao longo da história, incluindo o “olho interior”, “Olho da mente”, “olho da alma” e “olho da razão.” O retrato de um único “Olho” é, na verdade, uma imagem arquetípica que remonta há milhares de anos na história humana. Ele aparece novamente em mitos, esculturas, gravuras e pinturas em culturas antigas em todo o mundo. Ele foi muitas vezes representado em todo o Egito antigo como um único olho desencarnado, o Olho de Hórus.

A pinha e o natal

Existem diversas teorias sobre o significado das pinhas, mas as mais evidenciadas são as que dizem de esperança e união familiar. A primeira delas é justificada pela pinha ser um fruto do inverno que, em algumas partes do Hemisfério Norte, é bastante rigoroso na época do Natal. Portanto, elas representam a esperança da chegada da primavera. Já a segunda hipótese está relacionada com o formato do objeto. Por ter gomos fechados e muito próximos, acredita-se que elas também representam a união dos membros de uma família.

Fontes: Wikipedia, Richard Cassaro

A Biblioteca Hermética faz parte do programa de Associados da Amazon. Comprando seu livro pelos links abaixo você apoia este projeto e não paga nada a mais por isso.