Giuseppe Garibaldi e o Rito de Memphis-Misraim

Giuseppe Garibaldi e o Rito de Memphis-Misraim

13 de dezembro de 2022 0 Por Frater Hermanubis

Giuseppe Garibaldi (4 de julho de 1807 – 2 de junho de 1882) foi uma figura militar e política italiana. Aos vinte anos, juntou-se aos revolucionários patriotas italianos carbonários e fugiu da Itália após uma insurreição fracassada. Garibaldi Participou da Guerra dos Farrapos e da Guerra Civil Uruguaia à frente da Legião Italiana, depois voltou para a Itália como comandante nos conflitos do Risorgimento, sendo apelidado de “Herói dos Dois Mundos” em homenagem às suas expedições militares na América do Sul e na Europa. Ele é considerado um cidadão italiano.

O Rito de Misraim

Já em 1738 se encontram vestígios deste Rito repleto de referências alquímicas, ocultas e egípcias, com uma estrutura de 90 graus. Joseph Balsamo, chamado Cagliostro, personagem chave do seu tempo, deu ao Rito o impulso necessário para a sua desenvolvimento. Muito próximo do Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros de Malta, Manuel Pinto de Fonseca, Cagliostro fundou o Rito da Alta Maçonaria Egípcia em 1784. Entre 1767 e 1775 recebeu de Sir Cavaleiro Luigi d’Aquino, irmão do Grão-Mestre nacional da Maçonaria Napolitana. Em 1788, ele os introduziu no Rito de Misraim e deu uma patente a este Rito.

O Rito de Memphis

O Rito de Memphis foi constituído por Jacques Etienne Marconis de Nègre em 1838, como uma variante do Rito de Misraim, combinando elementos do Templário e da cavalaria com a mitologia egípcia e alquímica. Tinha pelo menos duas lojas (“Osiris” e “Des Philadelphes”) em Paris, mais duas (“La Bienveillance” e “De Heliopolis”) em Bruxelas e vários apoiadores ingleses. O Rito obteve certo sucesso entre as Lojas militares. Assumiu uma dimensão política e em 1841 tornou-se adormecida, provavelmente devido à repressão que se seguiu à insurreição armada da Société des Saisons de Louis Blanqui em 1839. Com a derrubada de Louis-Philippe em 1848, a Ordem foi reativada em 5 de março, com seu membro mais proeminente é Louis Blanc, um membro socialista do governo provisório responsável pelas Oficinas Nacionais.

Em 1850, Les Sectateurs de Ménès foi fundado em Londres, o que se tornou popular entre os refugiados que fugiam da França para Londres naquela época. Cerca de dez lojas foram criadas por refugiados franceses, sendo a mais importante La Grand Loge des Philadelphes fundada em Londres em 31 de janeiro de 1851, que continuou a existir até o final da década de 1870. Durante esse tempo, tinha cerca de 100 membros, geralmente chamados de Philadelphes. Entre 1853 e 1856 outras lojas do Rito de Memphis foram estabelecidas.

A Fusão

Em 1881, o General Giuseppe Garibaldi preparava-se para fundir os dois Ritos, que vigoraria a partir de 1889. A partir deste momento, o Rito de Memphis-Misraim foi implantado nos mais diversos continentes do mundo. Garibaldi foi seu primeiro Grão-Mestre.

O Rito de Memphis-Misraim é uma organização maçônica internacional que opera na Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Espanha, França, Martinica, Ilhas Maurício, Nova Caledônia, Portugal, Escandinávia, Suíça, Rússia, Uruguai, EUA e Venezuela.

Tradução de https://westernmystery.tumblr.com

Aprofunde-se