Os Grandes Iniciados – Édouard Schuré
9 de junho de 2022Religião e Ciência. Estes são os temas centrais abordados em Os Grandes Iniciados, em que essas duas forças aparecem como inimigas e irredutíveis. A religião responde às necessidades do coração, daí a magia eterna; a ciência às do espírito, da força invencível.
Édouard Schuré concebe, nesta obra, uma “livre interpretação” das iniciações egípcias e dos princípios profundos que valem para a humanidade inteira.
Este livro faz uma relação à atuação da Divindade em todas as civilizações e filosofias. Quando refere-se ao esoterismo cristão, destaca que ele irradia de si mesmo nos Evangelhos, iluminados por tradições essênias e gnósticas.
O autor faz comparações do esoterismo com as diferentes doutrinas, mostrando que , no fundo que, os sábios e os profetas dos tempos mais diversos chegaram a conclusões idênticas, embora diferentes na forma – tudo isso pelo caminho da iniciação interior e da meditação. Entre eles estavam Rama, Krishna, Hermes, Moisés, Orfeu, Pitágoras, Platão e Cristo.
Eis uma literatura abundante, essencialmente esotérica, desenvolvida na Antiguidade em torno do mito de Thoth-Hermes. Em Os Grandes Iniciados, o leitor encontrará importantes esclarecimentos sobre matéria e espírito.
Os Editores
Ficha
Título: Os Grandes Iniciados
Autor: Édouard Schuré
Editora: Madras
Edição: 2005
Publicação: 1889
Páginas: 351
Assunto: Religião, Iniciação
Boa noite!
Há alguma diferença entre a edição da madras e da ibrasa quanto à tradução, conteúdo etc.?
Olá!
Eu só li a da Madras. Mas como foram tradutores diferentes, tem alguma pequenas diferenças na escolha de palavras, mas nada que afete de forma considerável seus significados.