Carranca

Carranca

8 de julho de 2021 0 Por Frater Hermanubis

Segundo os principais dicionários, Carranca é o nome dado para uma fisionomia muito feia e que conota mau humor. Mas além disto o termo está relacionada com as esculturas típicas das embarcações que navegam pelo rio São Francisco.

Tradicionalmente, as carrancas são caracterizadas por representarem o artesanato típico das cidades próximas ao rio São Francisco, que abrange cinco estados brasileiros.

Neste contexto, inicialmente, as carrancas eram utilizadas nas proas das embarcações que percorriam o rio São Francisco, pois os navegadores acreditavam que esta figura ajudava a afastar os maus espíritos e protegia a tripulação do ataque de monstros do rio.

As imagens das carrancas são antropomórficas, ou seja, misturam elementos físicos de animais e de seres humanos.

Há uma grande divergência entre os pesquisadores sobre qual teria sido a origem das carrancas. Alguns acreditam que são derivadas dos povos africanos, enquanto outros alegam serem típicas da cultura indígena.

As carrancas passaram a representar um teor mítico para a população local, funcionando como um “objeto de proteção” para os seus portadores.

Atualmente, as carrancas são comercializadas principalmente como objetos de ornamentação e amuletos. Os artesãos que produzem as carrancas são popularmente conhecidos por “carranqueiros”.

Fonte: significados.com.br

Apoie

A Biblioteca Hermética faz parte do programa de Associados da Amazon. Comprando seu livro pelo link abaixo você apoia este projeto e não paga na a mais por isso.